segunda-feira, 29 de julho de 2013

Quais os benefícios que o vídeo traz para a ação pedagógica ?

Créditos de imagem.
Visto que a tecnologia está totalmente inserida em nosso meio social, não podemos deixar de inseri-la também no campo pedagógico, pois alteram as formas de pensamento e expressão, onde a imagem se torna ícone altamente relevante. Existem diversas ferramentas que podemos utilizar para auxiliar à prática pedagógica, sendo uma delas, o vídeo. 
O vídeo tem como objetivo tornar as aulas mais dinâmicas e interativas, pois pode ser sensorial, visual, linguagem falada, escrita e musical, atingindo todos os sentidos, trazendo benefícios para alunos e professores. Os vídeos podem ser usados para meios ilustrativos,  de simulação,  conteúdo e filmes, auxiliando muito a aprendizagem e colocando o educando em contato com uma nova maneira de aprender.


segunda-feira, 22 de julho de 2013

A Importância do uso dos Blogs

Créditos de imagem.

Uma ferramenta muito utilizada atualmente são os blogs. Quem nos dias atuais nunca ouviu falar do Twitter? Uma espécie de microblog com grande repercussão de rápido compartilhamento.

Nesses locais podemos fazer postagem opinativas, informativas ou simplesmente postagens cotidianas. Diariamente mais e mais blogs são abertos, o que só solidifica a ideia de que os blogs são mais uma ferramenta de compartilhamento. Porque não trazer tão ferramenta para auxiliar no campo pedagógico?

O Blog é uma maneira simples e muito pratica, nele podemos compartilhar videos, livros, links, áudios e simples posts. Porque não auxiliarmos nossos alunos com um compartilhamento de bom documentário? ou com um link de um bom livro que pode ajudá-los em classe?

As novas Tecnologias vem como ferramentas de auxilio para os mestres e para seus alunos, o uso do blog mostra uma maneira simples e lúdica de guiarmos nosso alunado para uma melhor absorção do conteúdo. 


Créditos: Yasllan Moura, Yasmin Ribeiro, Nathaly Melo.

sábado, 6 de julho de 2013

Pedagogia Histórico Crítica - Saviani

A pedagogia histórico crítica pode ser sinônimo da pedagogia dialética, significando toda a compreensão da questão educacional a partir do desenvolvimento histórico, isto é, compreendendo a história a partir do desenvolvimento humano.
Primeiramente a educação se desenvolveu baseando-se na pedagogia católica, com os jesuítas em 1979. A partir daí veio a pedagogia inspirada no liberalismo clássico, não excluindo a influência católica apenas quebrando seu monopólio, perdurando ate o início deste século.
Com o decorrer do tempo, a Escola Nova vai ganhando espaço no Brasil, e a Igreja busca atualizar as suas metodologias pedagógicas de acordo com a Escola Nova. Já na década de 60 a Pedagogia Tecnecista se destaca, e a Escola Nova entra em crise.
A Pedagogia Tradicional, a Nova e a Tecnecista não são críticas, apenas reprodutoras das relações sociais existentes, onde em uma sociedade capitalista, sua educação reproduz os interesses do capital. Os professores acreditavam em uma educação que não fosse reprodutora da situação vigente, mas sim uma que procurasse se adequar aos interesses da maioria.
O objetivo da Pedagogia Histórico-Crítica é formular uma proposta pedagógica que tenha o intuito de transformar a sociedade, e não apenas conservar a sua manutenção, evoluindo de uma visão crítico-mecanicista para uma visão crítico-dialética.
Com o surgimento da sociedade capitalista a educação é generalizada e torna-se dominante, perdurando assim até hoje. A escola tem a função específica educativa, é preciso pois resgatar a importância da escola, levando em conta o problema do saber sistematizado. É necessário reconhecer e considerar algumas das críticas feitas a Pedagogia Tradicional pela Escola Nova, mantendo o elemento clássico da educação e combatendo o tradicional.

Resumo feito com base em - Pedagogia Histórico Crítica: Primeiras Aproximações. Cap. A Pedagogia Histórico Crítica e a Educação Escolar. Dermeval Saviani.


Nathaly M.

Mapas Conceituais

Os mapas conceituais são diagramas que relacionam conceitos sobre determinado assunto. Podem ser usados com diversas finalidades, mas no campo pedagógico eles funcionam como recurso de aprendizagem, tendo o intuito de facilitar uma aprendizagem significativa, reduzindo de forma analítica as estruturas fundamentais de um dado conhecimento.

Seguem exemplos de Mapas Conceituais:


Mapa Conceitual sobre Notebooks em sala de aula e  
Aprendizado em rede.

Mapa Conceitual sobre as Inteligências Múltiplas.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação

Observa-se que em nossa sociedade contemporânea, as tecnologias já estão agregadas a nossa cultura, tornando-se fator primordial nas relações interpessoais, econômicas e culturais. Não há maneiras de não nos conectarmos, e por que não usar essa ferramenta a favor da educação? As novas tecnologias da Informação e Comunicação são diversos recursos tecnológicos que visam a facilidade de informação e comunicação, e na educação potencializam os processos de ensino e aprendizagem através da internet, ambientes virtuais de aprendizagem, trabalho colaborativo e ensino híbrido, visando aumentar a qualidade do ensino, o desempenho dos alunos, facilitar e dinamizar a transmissão de conteúdos em sala de aula, e entre outros benefícios que ela traz ao campo pedagógico. Lembrando que não basta apenas incluir as tecnologias de forma desagregada no ambiente escolar, mas sim procurar meios em que elas venham a auxiliar satisfatoriamente no desenvolvimento dos processos pedagógicos dos professores, resultando assim em um maior desempenho por parte do alunado, e em uma maior qualidade da educação.

Sugestão de leitura: Psicologia da Educação virtual: Aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. César Coll e Carles Monereo.

Créditos de imagem.